A Secretaria

MAPA ESTRATÉGICO

MISSÃO

Implementar políticas que contemplem a diversidade cultural , promovendo o desenvolvimento social e a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do município.

VISÃO

Tornar-se, até 2016, referência estadual na consolidação da política cultural e promoção da diversidade cultural.

VALORES

Trabalho em equipe, gestão participativa, acessibilidade, valorização das pessoas, valorização da identidade cultural do município, inovação e criatividade.

METAS

  • Ser reconhecida como agente publico qualificado e atuante para difusão e promoção da cultura;
  • Realizar o mapeamento cultural do município através do nosso Sistema Municipal de Informações e Indicadores CulturaisCadastro Cultural: cadastro municipal de artistas, produtores, manifestações e patrimônios culturais;
  • Realizar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura – PROMFAC, oferecendo cursos de capacitação e de formação cultural em pontos distribuídos nas sete regionais do município;
  • Promover eventos culturais representativos da história e da tradição folclórica e cultural do município com grande participação popular;
  • Elaborar e implementar o Sistema Municipal de Cultura – SMC, contendo conselho municipal de política cultural, fundo municipal de cultura e o plano municipal de cultura.

EIXOS DA POLÍTICA CULTURAL DO MUNICÍPIO

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CULTURAL, HISTÓRICA E PATRIMONIAL – Eixo central da política cultural, baseado no Programa Municipal de Formação na Área da Cultura. Programas permanentes para as comunidades, com foco prioritários para as crianças, adolescentes e jovens.

PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL – A revitalização do orgulho de ser jaboatonense e a consolidação do sentimento de pertencimento orientam esse eixo da política cultural. Há a necessidade premente de fomento da identidade cultural de Jaboatão, definindo as linguagem características da cultura nativa da nossa cidade.

CULTURA, FÉ E RELIGIOSIDADE – Uma parte substancial das manifestações culturais do município se revelam através da fé religiosa. Algumas das mais tradicionais festas da cidade são em comemoração a padroeiros ou em forma de cultos de louvação. Também nesse eixo temos as manifestações típicas das religiões de origem africana.

REALIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS – Jaboatão dos Guararapes é a segunda maior cidade do Estado e está entre as trinta mais importantes do País. Com essas características não pode ficar fora do ciclo de grandes eventos do Estado e do País, tais como o carnaval, o São João, Réveillon, bem como a Festas da Pitomba.