Câmara Temática de Cultura de Paz , um novo olhar sobre a paz em Jaboatão dos Guararapes

Por Carol Moura

Iniciativa foi empossada no dia seis de agosto e deve trabalhar para fomentar um novo olhar sobre a paz e a não violência no Jaboatão dos Guararapes

Semear a paz é o papel de todo cidadão. Cuidar para que a paz e não violência em Jaboatão dos Guararapes seja vivida por cada cidadão é um dos vieses da Câmara Temática de Cultura de Paz, que realizou sua primeira reunião, nesta quarta-feira (19), na sede da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa está inserida no Programa Jaboatão em Ordem.

Na ocasião foi realizado um ciclo de diálogo e aprendizado sobre a temática da cultura de paz e também foi apresentado o marco conceitual. A Câmara Temática de Cultura de Paz tem a finalidade de sensibilizar, fomentar e promover o diálogo com a troca de experiências, por meio da realização de círculos de saberes, agregando valor às ações de cultura de paz já desenvolvidas no município, pelo governo e sociedade civil. Dessa forma, a Câmara Temática contribuirá para a disseminação da cultura de paz na cidade.

Fazem parte da Câmara as secretarias municipais de Ordem Pública e Segurança Cidadã; Governo; Desenvolvimento e Mobilização Social; e Executivas de Justiça/Programa Atitude; Assistência Social; Direitos Humanos Políticas sobre Drogas e Juventude; da Mulher; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Promoção da Saúde; Educação; Cultura e Patrimônio Histórico; Esportes; Meio Ambiente e Gestão Urbana; Mobilização e Regionalização; Mobilidade; Orientação Jurídica, Administração, Gestão de Pessoas e Previdência.

Nesse primeiro encontro participaram também representantes de religiões de matriz africana, evangélica, Conselho Municipal de Educação, Governo Presente do Jaboatão e Programa Atitude Jaboatão. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de setembro, às 9h na sala de situação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres.