Casa da Cultura – Antigo Mercado Público de Jaboatão

Casa da Cultura – Antigo Mercado Público de Jaboatão

Endereço do bem: Praça de Nossa Senhora do Rosário, – Jaboatão Centro
Nome do Proprietário: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

O antigo Mercado Público, foi construído na administração do prefeito Nobre de Lacerda em 30 de outubro de 1904 ( Séc XX). Era conhecido como o mercado da farinha e da carne, pois a feira livre funcionava na praça aonde hoje é o Cine Teatro Samuel Campelo, enquanto o então o Mercado era um dos pontos comerciais mais importantes da cidade. Com o passar do tempo, foram calçando toda a área e aos poucos aquele espaço foi se transformando. A feira livre também passou a funcionar no buraco do tatu.

Entre 1970 e 1989, o Mercado foi transformado em Câmara Municipal, passando a ser denominado Palácio Nobre de Lacerda. Após essa período ficou um tempo sem funcionalidade, até que em 1993 durante a Administração do prefeito Humberto Barradas passou a funcionar como Casa da Cultura do município. A feira livre então passou a funcionar no buraco do tatu.

casa da cultura

Atualmente todos os eventos culturais do município acontecem nesse espaço.

ASPECTOS ARQUITETÔNICOS:

O edifício Eclético, erguido em alvenaria de tijolos e argamassa, é coberto por telhado de quatro águas em telha e cerâmica de capa e canal com lanternim e tesouras de madeira. O partido retangular de planta livre sofreu modificações, especialmente quando foi receber a Câmara Municipal.
Suas fachadas são simétricas e compostas por grandes portões de ferro e janelas de veneziana com bandeiras fixas e vergas em arco pleno.

Possui platibanda corrida, com frontão curvo e acrotério nas extremidades. O Edifício ocupa uma quadra inteira, destacando-se volumetricamente do conjunto por sua horizontalidade e densidade O equilíbrio de cheios e vazios nas fachadas evidencia o ritmo das aberturas, se diferençando dos demais edifícios do entorno pela sua tipologia, forma e ocupação do lote e forma.



Deixe um comentário

WordPress spam blocked by CleanTalk.