Cultura em alta: Jaboatão cria o Prêmio de Reconhecimento Cultural

O evento prestigiará os artistas do município do Jaboatão e terá em sua primeira edição o artesão Mestre Saúba como grande homenageado

Luciana Almeida

A promoção e a valorização da cultura tornam-se uma busca cada vez mais constante e necessária nos vários níveis da sociedade. A realização de atividades que incentivem o desenvolvimento artístico e cultural dos indivíduos e o posterior reconhecimento pelo trabalho realizado possibilita a inserção de cada vez mais pessoas neste universo, promovendo não só um futuro mais promissor para jovens e adultos, como também a retirada de muitos indivíduos do ócio para o convívio em sociedade.

Percebendo a importância dessa valorização e da aproximação da sociedade à cultura, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realiza diversas atividades em todo o município a fim de divulgar e agregar os jaboatanenses em torno da sua rica cultura. Uma delas, desenvolvida pelo Conselho Municipal de Cultura, é o Prêmio de Reconhecimento Cultural, que homenageará artistas e outras personalidades que tenham prestado relevantes serviços ou contribuído de forma significativa para o reconhecimento, valorização e visibilidade da cultura no município.

Nesta primeira edição, o artesão Mestre Saúba será o grande homenageado, representando sua arte através dos brinquedos de madeira confeccionados há mais de 44 anos. Além dele, serão prestigiados diversos artistas locais, sendo escolhidos pelo Conselho e premiados de acordo com as categorias definidas previamente.

A iniciativa é uma forma de integrar a classe artística, prestigiá-la e dar visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Conselho Municipal de Cultura, a exemplo do desenvolvimento, junto à Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, do Sistema Municipal de Cultura, atualmente em processo de aprovação na Câmara de Vereadores.

O regulamento oficial do Prêmio será divulgado na próxima semana com todos os detalhes e a data do evento, prevista ainda para o mês de Agosto.