Edifício Leão Coroado
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Edifício Leão Coroado

Endereço do bem: Rua Visconde do Rio Branco, 182 Jaboatão Centro
Nome do Proprietário: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

O edifício Leão Coroado, é do Século XX, construído em 1917, com seu estilo eclético, em alvenaria de tijolos e argamassa, é coberto por telhas cerâmicas e estrutura em madeira. Possui apenas um pavimento.
A fachada principal, de composição neo-gótica, possui recuo lateral e é guarnecida por dois pilares encimados por pinhas. O prédio foi construído para abrigar o Grupo Escolar Leão Coroado. Posteriormente, o edifício foi ocupado pelo Fórum, Câmara dos Vereadores, Secretaria de Educação e atualmente, abriga a Sede da Banda Municipal de Jaboatão Padre Chromácio Leão . O atrativo só tem interesse externo, podendo ser visto a qualquer hora do dia. Encontra-se em estado regular de conservação em meio ao núcleo urbano.
Para construir o prédio Leão Coroado, fora adquirido o terreno da REFSA pelo Prefeito Major Fábio Carneiro de Albuquerque Maranhão em 1916 e inaugurado para instalação da escola Municipal Leão Coroado, pelo Prefeito Dr. Alberto Carlos Paes Barreto em 1917

ASPECTOS HISTÓRICOS:
O terreno onde hoje se encontra a casa nº 182, da Rua Visconde do Rio Branco, foi comprado pelo prefeito Fábio Carneiro de Albuquerque para a construção do grupo escolar Leão Coroado, inaugurado em 1917..

ASPECTOS ARQUITETÔNICOS:
O edifício, construído em 1917, de estilo eclético, em alvenaria de tijolos e argamassa, é coberto por telhas cerâmicas e estrutura de madeira. A fachada principal, de composição neo–gótica, possui recuo lateral, e é guarnecida por dois pilares encimados por pinhas. O frontispício apresenta quatro janelas de madeira com venezianas e vidro em arco ogival ornado com cunhais cornijas, pinhas e aberturas na altura do envasamento. A parte superior apresenta frontão curvo, platibanda ornada com balaústres e pináculos.
SITUAÇÃO AMBIÊNCIA:
O edifício está situado ao lado da linha férrea, na parte do centro do Jaboatão dos Guararapes, ocupando todo o perímetro do lote. Os edifícios do entorno, apesar de descaracterizados quanto as suas fachadas, conservam gabarito e tipologia. Atualmente apresenta-se em precário estado de conservação e sem modificações na sua fachada original.



Deixe um comentário

WordPress spam blocked by CleanTalk.