Em exposição, a história da imprensa escrita de Jaboatão

Mostra faz parte da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e pode ser visitada até esta sexta-feira (22/08), na Faculdade dos Guararapes

Visando mostrar que o patrimônio do município não está registrado apenas nas artes e documentos institucionais, mas também através dos jornais, a Prefeitura promove, até esta sexta-feira (22/08), a exposição “O Caminho da Imprensa Escrita em Jaboatão dos Guararapes”. A mostra ocorre na Faculdade dos Guararapes, em Piedade, podendo ser visitada no horário das 10h às 19h. O evento faz parte da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, promovida pelo Governo do Estado, e a visitação é gratuita.

De acordo com o gerente de Patrimônio e Equipamento Culturais da Secretaria Executiva municipal de Cultura, Nildo Barbosa, a temática da imprensa foi escolhida porque muitas pessoas não conhecem esse lado da história da cidade. “Nós escolhemos esta exposição (para fazer parte da Semana) com o objetivo de mostrar que Jaboatão possui uma história através da imprensa”, explicou.

Já a coordenadora do Patrimônio Histórico, Idalice Laurentino, destacou a importância do município estar inserido na Semana do Patrimônio Cultural do Estado. Isso porque, mesmo sem fazer parte programação oficial do Governo do Estado, há 3 anos a Prefeitura realiza atividades para promover o patrimônio no mesmo período, mas de forma independente. “Agora, nossa exposição vai aparecer em todo o Estado, vai repercutir em outros municípios”, comemorou.

Na abertura, a bibliotecária Ana Maria Santos, 59 anos, olhou atentamente o material da exposição e declarou estar positivamente surpresa com a iniciativa. “São jornais que realmente a gente não tinha conhecimento que existiam, e esse resgate é fantástico para o público em geral”, declarou. O estudante Marcos de Souza, 33 anos, também foi só elogios. “Eu vejo que é importante para a cultura de Jaboatão. Há muitas coisas que precisam ser estudadas”, sintetizou.