Jaboatão lança o I Plano da Igualdade Racial de Pernambuco

Município sai na vanguarda e lança Plano de Igualdade Racial no Dia da Consciência Negra

*Por Rebeca Tavares

Muita festa, música negra e apresentações culturais para celebrar as grandes conquistas que foram alcançadas no Dia da Consciência Negra, nesta sexta, 20, pela população negra de Jaboatão dos Guararapes. O município lançou nesta manhã o I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Estado. A atividade aconteceu no auditório da Faculdade Guararapes, em Piedade.

O Plano, que foi apresentado pela presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Lúcias dos Prazeres é um grande marco para o município, uma vez que 62% da população jaboatanense é composta por negros e pardos. As diretrizes desse documento legal estão fundamentadas na Constituição Federal, Estatutos, entre outras leis que garantem a legitimidade da descriminação racial.

Além desse feito, o Prefeito Elias Gomes, aproveitou a data para assinar o Decreto que garante a isenção tributária para os templos de religião de matriz africana. Com isso, Jaboatão garante à sua população a implementação de políticas públicas afirmativas, que também combatem o racismo.

Para o prefeito, “É muita alegria participar desse momento histórico na nossa cidade que tem os negros e negras na sua maioria enquanto população, mas reconheço que ainda é preciso se avançar mais e promover definitivamente a inclusão social dessas pessoas”, comemorou.

Dia da Consciência Negra é comemorado todo o dia 20 de novembro, em alusão à data de morte de Zumbi dos Palmares. Assim, é lembrado pela resistência negra à escravidão. Em Jaboatão, essa data agora passa a ter um significado maior.

“Esse dia agora tem um sabor diferente depois do lançamento do Plano. Estamos cumprindo o nosso papel em promover essas políticas e esperamos diminuir essa desigualdade, fruto do racismo. É importante valorizar a cultura negra, as religiões de matriz africana, pois reconhecemos que a essa população merece respeito e oportunidades iguais”, afirmou o Secretário Executivo de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha.

Para a melhor implantação dessas políticas no município, o Deputado Federal, Betinho Gomes, anunciou uma emenda parlamentar para Jaboatão dos Guararapes, no valor de R$200 mil. Esse valor poderá ser usufruído a partir de abril de 2016.

CIGER promover debate sobre a Consciência Negra

O Comitê Intersetorial de Promoção da Igualdade étnico-racial e de gênero – CIGER promoveu na manhã da última quinta-feira, 19, um debate sobre a africanidade em alusão ao Dia da Consciência Negra. Os diálogos foram ministrados por Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro. A atividade aconteceu no auditório da Prefeitura, em Prazeres.