Jaboatão lança o I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura escolhe a data da Consciência Negra para traçar um novo marco na política da igualdade racial. A atividade acontece nessa sexta,20, no auditório da Prefeitura

*por Rebeca Tavares

Uma data especial merece comemorações especiais também. E para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem anunciar grandes feitos para a política da igualdade racial no município. O dia começa com o lançamento do I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e fecha com a Noite da Consciência Negra.

O lançamento do Plano será nesta sexta, 20, no auditório da Prefeitura do Jaboatão, em Prazeres. Na programação, também está incluída a assinatura do Decreto, que isenta os templos de religiões de matriz africana de isenção de impostos, pelo Prefeito Elias Gomes. As atividades começam a partir das 09h.

I Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi pensado através do reconhecimento que existe uma forte desigualdade étnico-racial no município. E, pensando nisso, o Plano prevê a ampliação da cidadania e implementações de políticas públicas, tais como cultura, educação, economia, segurança, esportes, saúde, políticas para a mulher, trabalho, direitos humanos voltados para a população negra.

“Compreendemos que a garantia de direitos é tarefa a ser construída conjuntamente, então unimos o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a gestão municipal e a sociedade civil para construirmos a formulação de políticas públicas afirmativas de promoção da igualdade racial, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação e exclusão”, afirmou o Secretário Executivo de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha.

Outro marco a ser comemorado na data é a regulamentação dos critérios para a concessão de Imunidade Tributária Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, aos Templos de Religião de Matriz Africana e os templos religiosos de qualquer culto, desde que sejam usados para as práticas religiosas no município.

Noite da Consciência Negra

Com a proposta de divulgar as diferentes expressões da cultura afro-brasileira e envolver as comunidades nesse processo afim de que valorizem, respeitem e vivenciem a atividade e reafirmem sua identidade como negro/a, será celebrada a 11ª Noite da Resistência Negra do Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Cajueiro Seco.

Neste ano, o evento traz o tema “Mais que tolerância, queremos respeito a nossa história e a nossa conquista” e vai contar com o dia completo de atividades voltadas para a valorização da cultura negra. A partir das 9h, a programação conta com oficinas, palestras, e cine debate com os estudantes das escolas públicas do bairro, usuários do CRAS e moradores da comunidade que integraram o projeto.

A partir das 18h acontece a abertura oficial da Noite da Resitência com o cortejo do Centro Espírita São Jerônimo, “Ilê Axé de Xangô”, logo após a abertura oficial é a vez dos grupos e artistas locais e convidados como DJ Baloo, Higor Gabriel (Erlegia do Rap), Lula Caxangá e os Penetras, Coco de Dona Selma e das Meninas do ARRETE, grupo de Rap de Cajueiro Seco. O Evento vai até as 00h00, é gratuito.