Jaboatão recebe Exposição Orixamar

A Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, recebe a exposição até o final desta semana

Por Rose Albuquerque

Durante todo este mês de novembro, diversas ações estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em alusão ao mês da Consciência Negra. E dentro dessa perspectiva, a Casa da Cultura de Jaboatão Centro está recebendo, até a próxima sexta-feira (20/11), a Exposição Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão. O acesso é gratuito e o horário de visitação vai das 9h às 16h.

O cenário da exposição, que é sensorial, leva até os visitantes a areia da praia; o som do mar; degustação de comidas (pipocas e acarajés); e as vestimentas utilizadas pelos religiosos de religiões de matrizes africanas e filmes. Estimulando o tato, a audição, o paladar e a visão. “A partir da festa de Yemanjá, que acontece anualmente em Barra de Jangada (08 de dezembro), tornamos este momento itinerante. E para reproduzir todo o evento, pensamos em algo sensorial para demonstrar de forma mais real o que acontece lá”, contou Geraldo Dias, curador da exposição.

A exposição esteve no Recife por duas semanas e agora vem fazer parte das atividades promovidas pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. De acordo com Isaac Luna, secretário municipal Executivo de Cultura a exposição também serve para levar o conhecimento até às pessoas. “As religiões afros são integrantes da formação da cultura brasileira. Essa exposição é importante porque nos traz elementos fundamentais que compõem essa herança cultural, seja gastronômica, ritualística ou os indumentários”, afirmou.

SERVIÇO

Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão
De 16 a 20 de novembro, das 9h às 16h
Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, Jaboatão dos Guararapes
Informações: (81) 98826-1917

Check Also

Saiu a lista das Habilitadas para o carnaval 2018

Saiu a lista das Habilitadas para o Carnaval 2018. Lista das Habilitadas Relacionado