Mateus e Katilinda: 15 anos de atuação em defesa das tradições nordestinas

Com raízes da cultura regional, a dupla de artistas jaboatanenses leva as nossas tradições para todo o Brasil

Jaboatão dos Guararapes foi cenário de importantes batalhas, que resultaram na criação do Exército Brasileiro. O marco histórico aconteceu no Monte dos Guararapes, na batalha onde os holandeses foram expulsos, nascendo assim o sentimento de patriotismo brasileiro. Com uma história rica, o município e o seu Estado – Pernambuco – seguem produzindo personagens que fortalecem essa história e a nossa cultura, de uma forma geral. A dupla de artistas jaboatanenses Mateus e Katilinda estão neste contexto.

Neste ano, a dupla completa 15 anos divulgando a cultura popular e os ritmos regionais em todo o Brasil, como o frevo e o maracatu. Mateus possui roupa colorida e chapéu representando a figura do bumba meu boi. Enquanto Katilinda tem traços fortes na maquiagem e vestes coloridas.
O vocabulário cheio de gírias locais é a marca principal nas falas deles. São presença garantida em um dos principais eventos populares da cidade, a Festa da Pitomba, que atrai milhares de visitantes anualmente. Outra manifestação cultural que tem a alegria de Mateus e Katilinda é o Galo da Madrugada, durante o Carnaval.
“Quando viajamos, temos orgulho em levar as nossas tradições, brincadeiras e danças típicas. O Nordeste tem uma cultura muito marcante e o nosso trabalho é divulgar para o Brasil o que temos de melhor. Jaboatão dos Guararapes é uma cidade especial, que nos acolheu e faz parte dos nossos 15 anos de história”, afirmou Mateus.