Emoção e fé na “Paixão dos Guararapes”

Marcelo Ferreira
Com entrada gratuita, as encenações serão realizadas até 26 de março, às 19h, no Monte dos Guararapes
Por Tiago Brito

A estreia da segunda edição da Paixão de Cristo, nesta quinta-feira (24), levou centenas de pessoas para o Monte dos Guararapes, em Jaboatão. A estreia da “Paixão dos Guararapes”, que mostra os últimos dias de Jesus Cristo até a sua ressurreição, levou emoção ao público, que acompanhou atentamente as cenas. Com entrada gratuita, o espetáculo acontecerá até o próximo sábado (26), sempre às 19h.

Moradora dos Torrões, no Recife, a dona de casa Geruza Maria dos Santos, 57 anos, foi ao Monte dos Guararapes no passado, quando foi criado mais um polo de apresentação da Paixão de Cristo na Região Metropolitana e, agora, veio pela segunda vez. “É um momento para refletir sobre tudo o que Jesus fez por nós. Cada momento do espetáculo, é um sentimento real”, disse.

“Todos os anos procuro um local para assistir à Paixão de Cristo. Como não vim no ano passado, decidi conhecer este ano, com a milha filha de dois anos, Paloma. Muita emoção”, contou Pollyana da Silva Ferreira, 20 anos, que mora em Prazeres. O espetáculo, com o texto assinado por Albemas Araújo, possui 110 pessoas envolvidas, entre atores figurantes e produção. Para dar mais vida à história de Jesus, foram montados nove cenários.

Conforme um dos organizadores, Geraldo Dias, a expectativa é superar o público de três mil pessoas, em relação ao ano passado. “É um evento que já faz parte da nossa cultura. Então, esse espetáculo leva emoção, fazendo com que o público participe dessa história secular que, até os dias atuais, inspira milhares de pessoas”, destacou. Faz parte do elenco Ricardo Vendramin (Jesus), Ana Montarroyos (Maria), Moisés Neto (Pilatos) e Billé Ares (Heródes).

VALORIZAÇÃO CULTURAL- O evento também é realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. “No município, a Paixão dos Guararapes tem um diferencial, que é o cenário natural do Monte dos Guararapes. Iniciativa que se insere no calendário de espetáculos da Região Metropolitana do Recife. Um esforça da atual gestão para valorizar os eventos religiosos e os fazedores de cultura locais”, enfatizou Isaac Luna, secretário Executivo de Cultura e Patrimônio Histórico.

ROTEIRO DAS PAIXÕES – No dia 25 de março, a encenação será realizada em dois bairros. Em Piedade, a Paixão de Cristo será na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, às 15h, com nove cenas. A última, será realizada no dia 27 de março, às 19h, no mesmo local. É aberto ao público. Em Jaboatão Centro, o Grupo Companhia de Vozes, completará 28 anos de “paixões”. A apresentação, até 27 de março, será no Oratório Dom Bosco (Rua Dom Bosco, nº90), às 19h30. A entrada custa R$ 4.

Entre os dias 25 e 27 de março, foi realizada a Paixão de Cristo no Curado. A apresentação foi no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).