OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Instituto Histórico do Jaboatão – Antiga Cadeia Pública

Endereço do bem: Rua Desembargador Henrique Capitulino s/n Centro.
Nome do Proprietário: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

O Instituto Histórico de Jaboatão é composto por pesquisadores e cidadãos interessados na história e geografia de nossa cidade, que atuam na divulgação e valorização da cultura e história jaboatonense. Para isso realizam palestras, cursos entre outras atividades com o intuito de valorizar e divulgar os conhecimentos sobre nossa história. Também realizam pesquisas junto com seus estagiários e membros no sentido de enriquecer o conhecimento sobre nossa gente e nossa terra.

Apesar de existir desde a década de 70, somente no ano de 2007 é que o Instituto Histórico de Jaboatão adquiriu sua sede própria, localizada na Rua Desembargador Henrique Capitulino s/n Centro, Jaboatão dos Guararapes. O atual prédio do instituto funcionou como cadeia pública, tendo sido inaugurado em 1923 pelo governador Sérgio Loreto. Até recentemente, funcionou também como delegacia sendo que o prédio ficou abandonado até que o então governador do estado Mendoça Filho, no ano de 2006, cedeu-o em regime de comodato ao Instituto Histórico de Jaboatão por um período de 6 anos.

Aí então muito faltava para ser feito. O prédio foi deixado em condições precárias, mas o esforço, a persistência e a valentia de sócios e voluntários, com muita dedicação e amor fizeram o impossível se tornar possível. Depois de mais de um semestre de trabalhos e de lutas, no dia 12 de maio de 2007, o Instituto Histórico de Jaboatão pôde inaugurar sua nova se O Instituto Histórico de Jaboatão conta com auditório, galeria de arte, memorial, espaço de arte e sala para pesquisas, estando aberto ao público e recebendo doações de peças e obras que contem a história de nossa terra. Conta também com uma biblioteca com um rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco como um todo! Enfim é um espaço que é de todos os jaboatonenses que desejam conhecer e aprender um pouco mais sobre suas origens e sobre o que há de interessante em Jaboatão!de.

O Instituto Histórico de Jaboatão conta com auditório, galeria de arte, memorial, espaço de arte e sala para pesquisas, estando aberto ao público e recebendo doações de peças e obras que contem a história de nossa terra. Conta também com uma biblioteca com um rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco como um todo! Enfim é um espaço que é de todos os jaboatonenses que desejam conhecer e aprender um pouco mais sobre suas origens e sobre o que há de interessante em Jaboatão!

Check Also

Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes 2018

A Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, …