Sedutora, Torpedo, Adilson Ramos e Caju e Castanha na Festa da Pitomba

Festividade começa domingo (27) e vai até 4 de abril. Este ano, o homenageado é o poeta Cobra Cordelista. Outras atrações: Alcimar Monteiro e Faringes da Paixão

Por Rose Albuquerque

A Festa da Pitomba, uma das mais tradicionais do Jaboatão dos Guararapes, chega à 359ª edição. A programação foi divulgada nesta quarta (23) pela Prefeitura: começa no domingo (27) e segue até a segunda-feira, 4 de abril. Esta edição homenageará o poeta Cobra Cordelista. Entre as atrações que vão se apresentar no Polo Pitomba,  festão confirmadas as presenças de Caju e Castanha, Adilson Ramos, Alcimar Monteiro, Faringes da Paixão, Amigos Sertanejos, Sedutora, Torpedo, entre outras.  A festa é realizada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, também chamado de Monte dos Guararapes.

As atividades serão movimentadas durante todos os dias da programação, com eventos culturais, cortejos, palestras. Já as apresentações acontecem a partir das 18h até à 0 hora. A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, também acontece no mesmo período e terá palco religioso em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, também no Monte, e a programação contará com missas e procissões.

De acordo com Isaac Luna, secretário Executivo de Cultura e Patrimônio Histórico, as atrações foram pensadas levando em consideração a valorização da cultura  jaboatanense. “A festa tem um público variado, portanto buscou-se atender a todos os estilos musicais e manifestações culturais, com prevalência dos artistas locais e regionais”, afirmou Luna. Durante o dia, também serão desenvolvidas atividades educativas e culturais voltadas para crianças e adolescentes.

A Prefeitura está preparando a estrutura para a festa. Para isso, estão sendo realizados serviços de capinação e regularização dos locais onde serão montados os palcos. O trânsito não sofrerá alterações, tendo em vista que já é proibido o tráfego de veículos no local.

COBRA CORDELISTA – Edvaldo Fernando dos Santos, conhecido como Cobra Cordelista, nasceu no Cabo de Santo Agostinho. O poeta contribuiu para o fortalecimento da cultura no município de Jaboatão dos Guararapes, no período em que foi gerente de Cultura municipal e presidente do conselho de Cultura da cidade. Cobra morreu aos 47 anos.

Veja a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PITOMBA 2016

CORTEJOS CULTURAIS – DIA 27 (16h -18h30)

REBELDES DO SAMBA

ORQUESTRA DE FREVO WM

ORQUETRA DE PAU E CORDA EVOCAÇÕES

MARACATU XANGÔ ALANFIM

MARACATU BAQUE FORTE

PÓLO RELIGIOSO

MAMULENGO JURUBEBA

CIA VALDECK FARIAS

04/03 – 19H FREI DAMIÃO