Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco recebe professores da rede municipal de ensino

Iniciativa integra o programa de Formação Continuada oferecida pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Por Rose Albuquerque

Jaboatão dos Guararapes também está sediando a VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Nesta quarta-feira (19/08), os professores de História e Geografia da rede municipal de ensino tiveram uma palestra sobre Educação Patrimonial com a arquiteta do Iphan/PE, Márcia Hazin. A iniciativa, que aconteceu na Faculdade Guararapes, também integra o programa de Formação Continuada oferecida aos docentes da rede de ensino pela Secretaria Executiva de Educação. Os professores do programa “Mais Educação” também participaram do momento como convidados.

A Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco começou na segunda-feira (17) e terá programação até a próxima sexta-feira (21). Esta edição tem como tema “Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades”. O público que terá acesso livre aos debates poderá conhecer um pouco mais sobre as mais diversas questões voltadas para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais. Além de Jaboatão, mais seis municípios do Estado vão sediar esse evento.

Todas as palestras e debates acontecerão no auditório da Faculdade dos Guararapes, rua Comendador José Didier, 27 – Piedade. Ainda dá tempo de participar. Veja a programação:

20 de agosto:

• Das 9h às 11h30 – Visita técnica ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes – PHNG Saída: Universidade Católica de Pernambuco – Unicap;
  • Das 14h às 17h – Mesa redonda – Gestão de Parques Históricos: do planejamento à prática Apresentação do Plano de Gestão do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti – PMAHC Cristiane Feitosa – Fundarpe; A Gestão Compartilhada do Parque Histórico Nacional dos Guararapes – PHNG Gisela Montenegro – Arquiteta do Iphan/PE A Gestão dos Sítios Históricos na Região das Missões/RS: o processo de implantação do Parque Histórico Nacional Das Missões Eduardo Hahn – Superintendente do Iphan/RS

21 de agosto:

• Das 9h às 11h30 – Palestra sobre Educação Patrimonial Palestrante: Márcia Hazin – Arquiteta do Iphan