Servidores municipais se reúnem para discutir diretrizes de Plano de Leitura

Além dos servidores, representantes do Fórum Pernambucano e da Sociedade Civil de outros municípios estiveram presentes no encontro

Rayama Alves

Representantes da gestão, do Fórum Pernambucano e da Sociedade Civil se reuniram, na quarta-feira (10), para discutirem diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura, e Biblioteca (PELLLB). O objetivo é criar um grupo executivo composto pela Sociedade Civil e pelo governo, para encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas bibliotecas públicas no Estado. O grupo busca garantir democratização do acesso ao livro e à leitura; Fomento à formação de mediadores de leitura; Valorização das bibliotecas e de seu valor simbólico; Desenvolvimento da economia do livro e Valorização da Leitura.

O grupo executivo vai elaborar e apresentar propostas para um plano de dez anos, pra o Governo do Estado. Antes da criação desse grupo está sendo feita uma escuta com profissionais do segmento como Bibliotecários, Mediadores de Leitura, leitores, Escritores, Professores e Designers Gráficos de diversos municípios, para saber como está a situação das bibliotecas e livrarias no Estado. Tudo isso será resultado de uma integração da gestão do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca; da Secretaria de Cultura e Secretaria Executiva de Educação.

Cida Fernandes faz parte do Fórum Pernambucano e integra a equipe do programa de leitura do Centro de Cultura Luiz Freire, ela falou sobre o Plano Estadual do Livro. “A criação desse plano é para ajudar o governo e a Sociedade Civil a monitorar os recursos, revitalizar livrarias, para investir nos Escritores, Designers Gráficos e diversos profissionais desse setor”, disse a biblioteconomista.

A Gerente da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, Lorena Raia, também falou sobre a criação de um Plano Municipal de livro, leitura e biblioteca em Jaboatão. “Estamos avançando com a criação do plano estadual, a escuta está sendo feita em todo estado, para ouvir propostas mais específicas e construtivas. Isso é o que vai nortear o nosso plano municipal, a proposta agora é a partir disso, construir e fomentar quem trabalha com livro, leitura e biblioteca no município, para criar o nosso Plano Municipal”, disse. Para mais informações sobre a criação do grupo executivo, entre em contato pelo e-mail lorenaraia.cultura@gmail.com

Marcelo Ferreira

Cida Fernandes, Biblioteconomista / Foto: Marcelo Ferreira