Um prêmio à preservação do patrimônio cultural

Iniciativa será lançada nesta segunda (17) pelo governador Paulo Câmara, na abertura da 8ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Por Tiago Brito

Nesta segunda-feira (17) será lançado o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O objetivo é reconhecer, anualmente, ações que preservam a memória cultural do Estado. O decreto, que institui a premiação será assinado pelo governador Paulo Câmara na abertura da 8ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, em solenidade marcada para às 14h, no Teatro Santa Isabel, no Recife.

O edital da premiação, com informações sobre como participar, será divulgado no dia26 de dezembro, data alusiva ao aniversário de Ayrton Carvalho, primeiro chefe do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) local, já falecido. O prêmio será distribuído nas categorias de formação, promoção/difusão e acervo/memória.

Quanto à entrega anual da premiação aos vencedores, será sempre no dia 17 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura e Fundarpe.