Vale a pena conhecer a Colônia dos Padres Salesianos de Jaboatão

Endereço do bem: Situada em Jaboatão Centro, nos limites entre a zona rural e a zona urbana do município e a apenas 4 km da sede de Jaboatão município.
Nome do Proprietário: PADRES SALESIANOS

É um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão dos Guararapes e, além de funcionar como seminário para os padres salesianos, está aberta à visitação de leigos, religiosos, turistas e público interessado.

O que na verdade mais destaca a Colônia dos Padres Salesianos de Jaboatão é o fato de ela possuir a Basílica de N. S. Auxiliadora, igreja praticamente centenária e bastante peculiar, por ter sido construída numa imensa rocha. Abaixo dessa rocha fica a Gruta N.S de Lourdes, uma verdadeira furna ( pequena caverna) com o busto de Dom Bosco no alto. Para chegar até lá é preciso descer por uma bela escadaria que também dá acesso a via-sacra de Cristo. Mais abaixo, encontra-se uma antiga escola de São Sebastião, fundada pelos padres e hoje completamente reformada. Essa escola atende principalmente os alunos da zona rural.

A Basílica de N.S. Auxiliadora é uma das únicas basílicas rurais do país. Construída no início do século XX, tudo começou com a inauguração da Escola São Sebastião, em Janeiro de 1900, em terras dos antigos lotes 82, 83, 90 e 91 da Antiga Colônia Suassuna. Em 22 de janeiro de 1905, foi lançada a 1° pedra fundamental do templo pelo bispo de Olinda D. Raimundo da Silva Brito e o Padre Lourenço Giordano. Porém, o edifício só veio a ser inaugurado com muita dificuldade em 1915, com a ajuda fundamental do Padre Antonio Vellar.

A Basílica de N.S Auxiliadora é uma belíssima igreja em estilo bizantino que se destaca na paisagem por sua beleza, tendo também dela uma bela visão da paisagem cercada de canaviais ao redor. Sua planta é de autoria do engenheiro Domingos Delpiano e seu interior é constituído com belas colunas de cor âmbar, coro e arcadas circulares. Nela se encontra ainda os restos mortais de alguns de seus fundadores e colaboradores. O local também conta uma imensa área verde e para a recreação.

Check Also

Convocatória para o Carnaval 2017

No último dia 27 de janeiro foi publicado, no Diário Oficial do Município, o Edital …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress spam blocked by CleanTalk.