Vamos brincar o carnaval: Prefeitura abre inscrições para apresentações artísticas no Carnaval 2016

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 20 de janeiro

Por Felipe Pinheiro

Já estão abertas as inscrições para propostas de apresentações artísticas no ciclo carnavalesco do município em 2016. No último sábado (12), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes publicou em Diário Oficial a convocatória de grupos artísticos e culturais para compor a programação carnavalesca da cidade no próximo período da festa. As inscrições estão sendo feitas na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, e na Secretaria Executiva da Cultura, em Candeias. O período para se inscrever é desta segunda-feira (14) até o dia 20 de janeiro. As propostas serão examinadas por uma Comissão de Avaliação Artística e a lista com os nomes dos aprovados será publicada no dia 25 do mês que antecede as festividades.

Em 2016, os festejos do ciclo carnavalesco de Jaboatão dos Guararapes acontecerão do dia 29 de janeiro, com a publicação da programação, até a quarta-feira de cinzas, 10/02, na segunda semana de fevereiro. Segundo o edital da convocatória, disponível no Portal da Cultura, o total da grade artística será composto por pelo menos 70% (setenta por cento) de artistas locais. Por isso, o Governo Municipal conta com a mobilização de clubes de frevo, blocos de pau e corda, troças, clubes de boneco, maracatus de baque virado e baque solto, caboclinhos, tribos de índios, bois de carnaval, la ursas, escolas de samba, grupos de mascarados (palhaços, papangus, e outros), blocos afro, orquestras de frevo, afoxés, cantores, grupos de samba, percussão, dança e outras organizações que compõe a rica cultura do município.

Os candidatos precisam obedecer alguns requisitos. Segundo Lorena Raia, gerente de Cultura, o mais importante é que os grupos tenham o cadastro cultural da Prefeitura. “Todos os grupos culturais que irão se apresentar em um dos dois locais de inscrição devem se cadastrar antes. Só serão inscritas e avaliadas, as equipes que obedecerem este pré-requisito”, explicou. Esse cadastro pode ser feito on-line, através do Portal da Cultura. Lá, os artistas, produtores, instituições não-governamentais e outros trabalhadores da área encontram um tópico explicando todo o procedimento. No entanto, o cadastro eletrônico não isenta os inscritos da etapa presencial, para apresentar os documentos necessários. Para isso, é preciso comparecer à Secretaria Executiva de Cultura com a documentação e formulários exigidos para finalização do procedimento.

No ato da inscrição das propostas, os candidatos devem apresentar o formulário devidamente preenchido e assinado pelo representante dos grupos; release do grupo, histórico e biografia, constando fotos de apresentações; CD ou DVD com apresentação do artista; no caso de pessoa física, declaração de, no mínimo três integrantes (com cópia de RG e CPF de todos), determinando quem representa o grupo para fins contratuais e de recebimento de cachê; no caso de pessoa jurídica, a cópia autenticada do contrato de exclusividade, com firma reconhecida em cartório. Outros requisitos, detalhes e informações, os pré-candidatos encontram logo abaixo ou na seção “Downloads”, no Portal da Cultura (http://cultura.jaboatao.pe.gov.br/).

Edital-Ciclo-Carnavalesco-2016

ANEXO-01-ficha-de-inscricao

ANEXO-02-Proposta

ANEXO-03-Declaracao dos integrantes

ANEXO-04-Termo de compromisso

ANEXO-05-Caches-sem-comprovacao

ANEXO-06-Declaracao-de-cache

ANEXO-07-Contrato-de-Exclusividade

ANEXO-08-Termo para Menores

ANEXO-09-Declaracao-ISS

ANEXO-10-Documentos necessários para Pessoa Física

ANEXO-11-Documentos necessários para Pessoa Jurídica

Casa da Cultura

Avenida Barão de Lucena, Jaboatão Centro.
Em frente à Escola Estadual Rodolfo Aureliano

Secretaria Executiva de Cultura